Os Jogos mais esperados de 2012

Depois de já desvendados os melhores jogos de 2011 todos os olhos da indústria se volta para este ano, 2012. Quais são os jogos que os jogadores devem ter debaixo de olho e quais aqueles que são mais prováveis de estar destacados como os melhores jogos deste ano? Esta lista é fruto da minha opinião e gosto pessoal e, tendo isso conta, são apresentados os 10 jogos que mais aguardo este ano. Todos eles têm um motivo para a sua selecção e, caso não concordem, não deixem de comentar a dar a vossa opinião. Fiquem então com a lista dos 10 jogos mais aguardados de 2012.

10 – Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS)

Depois de um lançamento um pouco morno e alguns meses onde os jogos novos escassearam este último Natal parece ter sido favorável à 3DS que se encontra, por esta altura, bastante forte e preparada para o lançamento da concorrente Playstation Vita no próximo mês de Fevereiro.

Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance é um dos jogos da 3DS que promete continuar esta tendência. Focando-se no treino de Sora e Riku de forma a estarem preparados para o regresso do vilão Xehanort este é um título que promete ser do agrado dos fãs visto que desenvolve a história principal ao mesmo tempo que toma como base os acontecimentos de Birt by Sleep assim como as suas novidades a nível de gameplay (como os Command Decks). Como é de esperar os jogadores podem visitar diversos universos de filmes Disney como O Corcunda de Notre Dame e Tron e, pela primeira vez, contar com a ajuda de personagens de outro título da Square-Enix para além de Final Fantasy, The World Ends With You. Para além disso os efeitos visuais e as cenas de acção exageradas prometem tirar vantagem da funcionalidade 3D para criar uma experiência visual ímpar numa portátil.

Apesar de a data oficial ainda não ter sido desvendada Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance será lançado durante este ano.

9 – Street Fighter x Tekken (PS3/X360/PC)

Street Fighter e Tekken são sem dúvida duas das maiores franchises dentro dos jogos de luta e, por isso, um cross-over entre estes dois universos teria de ser considerado como um dos grandes jogos do ano e um jogo para os fãs do género terem debaixo de olho.

Este primeiro título da parceria entre a Capcom e Namco adopta o estilo de luta num plano 2D à la Street Fighter sendo que já está prevista a produção de Tekken x Street Fighter que irá apelar aos fãs do estilo característico de Tekken. Contem então com as personagens mais famosas destes dois universos como Ryu, Ken, Chun-Li e Zangief ou Kazuya, Nina, Yoshimitsu e Hwoarang em combates dois contra dois que podem ainda ser feitos online. O grande número de modos e funcionalidades irá ser um dos pontos fortes dado a sua grande variedade que decerto irá deixar os jogadores entretidos.

Street Fighter x Tekken será lançado na Europa a 9 de Março.

8 – Tomb Raider (PS3/X360/PC)

Tomb Raider é uma das franchises mais reconhecidas dentro da indústria não só pelo estilo de acção/aventura e resolução de puzzles que lhe é reconhecido mas também por Lara Croft, desde sempre protagonista e um ícone dentro dos videojogos.

De forma a conseguir manter-se a par do sucesso de jogos como Uncharted, a Crystal Dynamics decidiu um reboot à franchise, ou seja, fazer uma história acerca da origem de Lara Croft quando esta era ainda inexperiente e desprovida do espírito intrépido que lhe é reconhecido. Depois de um naufrágio numa viagem de estudo Lara dá à costa de uma misteriosa ilha e, uma vez lá, terá de fazer tudo para sobreviver o que implica gerir itens, procurar abrigos e resistir a todos os inimigos que lhe façam frente.

O lançamento definitivo de Tomb Raider ainda não foi anunciado mas a produtora está a apontar a chegada do jogo às prateleiras para a segunda metade do ano.

7 – DmC (PS3/X360)

Resultante da cooperação entre a Capcom e a Ninja Theory este reboot da série Devil May Cry deu início a uma onda de contestação por parte dos fãs devido ao novo design do protagonista Dante. A dificuldade da Capcom e da Ninja Theory em definir se a narrativa é acerca da juventude de Dante ou se é uma história totalmente à parte também não tem ajudado a apaziguar as dúvidas dos jogadores.

Independentemente disso, DmC assume-se como um dos grandes hack ‘n slash deste ano. O combate continua ritmado e repleto de combos enquanto a história, ainda envolta em mistério, revolve em volta do jovem Dante a ser perseguido por demónios numa cidade aparentemente controlada por figuras do mal. Neste campo espera-se que a Ninja Theory não desaponte dada a qualidade da narrativa dos seus jogos já lançados. Ainda não se sabe se DmC conseguirá estar à altura dos seus antecessores mas isso é algo que os fãs terão de aguardar.

DmC ainda não tem data concreta definida mas será lançado durante o decorrer do ano.

6 – Metal Gear Rising: Revengeance (PS3/X360)

Nos últimos VGA ficou a ser conhecido o estado da produção deste novo Metal Gear e a notícia tomou de surpresa tanto os fãs da franchise como a própria indústria. Visto que a equipa encarregada não conseguiu dar conta do trabalho, Hideo Kojima, presidente da Kojima Productions, decidiu entregar a produção à Platinum Games, produtora de Vanquish e Bayonetta.

A reacção ao trailer mostrado na altura mostra um Raiden no seu fato de ninja cyborg a lutar com soldados e um Metal Gear RAY num esquema semelhante a jogos de acção da Platinum Games, ou seja, cheio de ritmo e combos brutais. A parceria pode estar a inquietar os fãs de Metal Gear Solid que esperavam que o jogo tivesse sequências de acção furtiva mas Metal Gear Rising: Revengeance assume-se como um spin-off e uma direcção totalmente diferente para a franchise.

Metal Gear Rising: Revengeance irá tirar as dúvidas aos jogadores durante este ano, ainda sem uma data concreta definida.

5 – Mass Effect 3 (PS3/X360/PC)

Desde o lançamento do original em 2007 que este épico espacial se tornou num dos jogos mais respeitados por parte dos jogadores. Inicialmente lançado exclusivamente para a Xbox 360 e PC este ano Mass Effect 2 chegou aos jogadores de PS3 na versão definitiva do título (recheada de DLC’s e uma BD a explicar a narrativa até então).

Mass Effect 3, o final da trilogia, chegará então ao maior conjunto possível de jogadores no que se espera ser um desfecho épico da missão de Shepard na batalha contra os Reapers. Como tem sido marca da série o ficheiro de gravação de Mass Effect e Mass Effect 2 e todas as decisões feitas pelo jogador nestes dois jogos serão transportadas para Mass Effect 3, contribuindo para uma experiência singular para cada jogador. Para além deste atractivo o jogo apresente mudanças a nível de gameplay a nível de classes disponíveis e também, pela primeira vez, um modo online co-op que irá conter missões exclusivas. Segundo a Bioware este modo multiplayer irá ter impacto na história singleplayer pelo que se recomenda que os jogadores não ponham de lado este modo.

Mass Effect 3 chegará às lojas no dia 9 de Março.

4 – GTA V (PS3/X360/PC?)

GTA IV foi lançado em 2008 e se já não fosse motivo suficiente para se antecipar pelo próximo título da franchise Red Dead Redemption (lançado em 2010) garantiu que os fãs da Rockstar ficassem ainda mais expectantes tal não era a liberdade que permitia e a história e protagonistas no mínimo memoráveis.

GTA V foi um dos grandes anúncios deste ano e, apesar de só ter sido mostrado um trailer, foi suficiente para a imaginação e o hype dos jogadores começar a crescer. Por enquanto o protagonista (um ponto central em qualquer jogo da Rockstar) ainda não foi conhecido mas é sabido que o jogo irá ter lugar em San Andreas, o estado que teve a sua estreia em GTA: San Andreas em 2004.

Os próximos meses serão decerto prolíficos em novidades nomeadamente numa eventual data de lançamento para este ano.

3 – Bioshock Infinite (PS3/X360/PC)

Depois da cidade subaquática Rapture, Ken Levine volta a brindar os fãs com mais um produto da sua imaginação, desta vez Columbia, uma cidade que viaja pelos céus que, ao contrário de Rapture, tinha o objectivo de pregar os ideais dos E.U.A. Como aconteceu no Bioshock original, a cidade de Columbia acabou por ser assolada por uma guerra civil e uma realidade aparentemente ideal acabou corrompida.

É neste cenário que o agente especial Booker DeWitt tem de encontrar e resgatar Elizabeth, uma mulher com habilidades especiais central na guerra civil vigente. É no relacionamento destas duas personagens que a história assenta sendo que juntos terão de escapar da cidade ao mesmo tempo que são perseguidos pelo Songbird, um enorme pássaro de metal que sempre agiu como companheiro de Elizabeth.

Bioshock Infinite promete ir mais além em termos de narrativa que o Bioshock original e, tendo isso conta, o lugar em que se encontra nesta lista é plenamente justificado e um motivo para o esperarmos com ansiedade.

2 – The Last Guardian (PS3)

The Last Guardian é um dos jogos mais aguardados pelos possuidores da consola da Sony e, a julgar por ICO e Shadow of the Colossus, os últimos dois jogos da Team Ico, fica claro que têm bons motivos para isso.

Todavia o desenvolvimento do jogo tem sofrido alguns problemas que, mesmo que não tenham sido tornados públicos, envolveu Fumito Ueda, o criativo e principal responsável pelo jogo, e o produtor executivo Yoshifusa Hayama, que já anunciaram a sua saída da produtora. Não se sabe se estes problemas irão afectar o produto final mas, da mesma maneira que os seus antecessores, The Last Guardian pretende ser uma experiência inimista e com mecânicas de jogo fora do normal que pretende, neste caso, fortalecer a relação entre as duas personagens do jogo: uma criança e o seu grifo.

Mesmo com um desenvolvimento atribulado é certo que The Last Guardian será um jogo único motivo pelo qual acaba por merecer este lugar na lista. Apesar de não ter data de lançamento certa existem altas probabilidades que chegue ainda este ano às lojas.

1 – Diablo III (PC)

Na lista dos jogos mais aguardados para 2011 Diablo III arrecadou o segundo lugar. O motivo por se encontrar em primeiro lugar este ano prende-se com o lançamento da Beta que conseguiu ser um bom aperitivo do produto final para todos os que a puderam jogar.

O jogador tem à escolha cinco classes à sua escolha e, durante o decorrer do jogo, terá de explorar inúmeras dungeons enquanto a ameaça dos exércitos dos demónios Belial e Azmodan paira sobre todo o continente de Sanctuary. Para além do interesse da narrativa e da vertente multiplayer Diablo III promete ser único devido à inclusão da Auction House, onde jogadores de todo o mundo vão poder fazer transacções usando dinheiro real, uma funcionalidade que poderá mudar a forma como as pessoas vêm os videojogos.

Como é hábito por parte da Blizzard ainda não existe nenhuma data de lançamento concreta mas já foi referido que Diablo III chegará às lojas no início deste ano. Sendo que para chegar a este ponto os fãs da série tiveram de esperar cerca de 12 anos chega a altura de usar uma frase de outra série da Blizzard, “Hell it’s about time!”.

Menções honrosas:

– Asura’s Wrath
– SSX
– StarCraft II: Heart of the Swarm
– Halo 4
– Assassin’s Creed III
– Twisted Metal
– Final Fantasy XIII-2
– Tekken Tag Tournament 2
– Lollipop Chainsaw
– Silent Hill Downpour
– Resident Evil Revelations
– Resident Evil: Operation Raccoon City

25 responses

15 08 2012
aline

gostei muito do jogo e sou sapatona

15 10 2012
hifleshmax

me desculpe, mais o q ser lesbica tem haver com gostar de jogos,
minha irmã é 100% mulher,tem 9 anos e é viciada no gta

16 10 2012
elgrandepato

Peço desculpa mas não compreendi a relação. Há alguma coisa neste artigo relacionada com homosexualidade? cumprimentos

3 09 2012
luan

GTA V e o mais esperado !

17 09 2012
flavio velita cabral

gta v urrrruuuuuuuuuuu

25 09 2012
pedro hugo

Cade resident evil 6

25 09 2012
elgrandepato

Na altura que fiz este especial Resident Evil 6 ainda não tinha sido anunciado. Se fosse revelado antes de ter feito este top, Resident Evil 6 teria feito parte dele sem dúvida alguma 😉 cumprimentos

6 10 2012
Matheus Medrames

eo Prototype 2???

6 10 2012
elgrandepato

Não gostei do primeiro e tenho a certeza que o segundo também não estará entre os meus preferidos. cumprimentos

12 11 2012
felipe

nao ta nem a metade da metade ai:
cade o assasins creed 3, residente evil 6,call of duti black ops 2,medal of honor warfighter,far cry 3,enfim nem a metade esta ai

12 11 2012
elgrandepato

Não podiar pôr todos porque, para já, é um top 10, ou seja, apenas posso designar dez jogos. Por outro lado tem a ver com os meus gostos pessoais (como faço referência) e com o grau de expectativa que tenho em relação a cada um dos jogos. Por ter jogado todos os Assassin’s Creed acabei por me cansar e, por isso, nesta altura não tinha nenhum expectativa em relação ao próximo título da série (apesar de parecer fantástico), Resident Evil 6 ainda não tinha sido anunciado e Black Ops2 e Warfighter não fazem parte dos meus gostos (acho que mundo podia passar bem sem mais FPS’s militares). Quanto a Far Cry 3 por essa altura ainda não estava no meu “radar” e, para além disso, também acabei por me esquecer. O jogo parece-me realmente muito interessante. Cumprimentos

14 11 2012
felipe

se voçe joga no x box :
mancada se nao por pelo menos halo 4
se voçe tem ele e nao espera o halo entao troca de console

14 11 2012
elgrandepato

Gostava de ter todas as consolas actualmente mais infelizmente não tenho possibilidades de tal =P mas ocasionalmente tenho oportunidade de completar jogos de Xbox 360 e Halo 4 é sem dúvida um dos que quero mais experimentar 😉 e coloquei o Halo 4 nas Menções Honrosas. cumprimentos

15 11 2012
felipe

mais ele poderia estar no top 10 nao poderia?
considero o halo como jogo exclusivo, mais foda que tem para o x box 360.

16 11 2012
elgrandepato

Com certeza que poderia. Todos os jogos que antecipe muito podem encontrar-se aqui. infelizmente para Halo 4 estou à espera de outros jogos =P cumprimentos

15 11 2012
felipe

e relacionado com o que voçe disse ali em cima “acho que mundo podia passar bem sem mais FPS’s militares”.
acho que o que fais a fama de um consola sao seus jogos de fps

se algum dia pararem de lançar jogos de tiro paro de jogar video game

16 11 2012
elgrandepato

Uma coisa é FPS militares outra coisa é simplesmente FPS. Gosto mais de FPS’s do género de Bioshock e Dishonored do que propriamente Call of Duty e dos seus inúmeros clones. Acho que há um excesso de jogos deste tipo. Mas claro, há “jogos de tiros” de vários tipos de Spec Ops: The Line prova que estou errado e que não são todos assim. É simplesmente uma questão de gosto pessoal e oportunidade. cumprimentos

16 11 2012
felipe

voçe é a primeira pessoa que vejo qua acha o call of duty ruim.
ele é e sempre sera o melhor fps dos consoles da atualidade
ele tem a melhor historia,a melhor franquia,os melhores graficos o melhor tudo

17 11 2012
elgrandepato

Não digo que é mau. O jogo tem boas set pieces e é divertido. Eu acho divertido. Digo apenas que FPS’s militares não são o meu tipo de jogos até porque não costumo nem gosto muito de jogar online e, como bem sabemos, Call of Duty toma muito partido do modo online. Todavia gosto de FPS’s como por exemplo Killzone 2 que é mais futurista (olhe se calhar até vou gostar de Black Ops 2), Half-Life 2 e até Bioshock. Acho que são jogos excelentes que me mostram que afinal até gosto de dar uns tiros de vez em quando 😉 cumprimentos

17 11 2012
mateus

Legal mais fauta muitos ai…. exemplo :residente evil 6 call of duty 2 assines 3 e outros …

18 11 2012
elgrandepato

Tanto Resident Evil 6 como Assassin’s Creed 3 ainda não tinham sido anunciados quando escrevi este artigo e não gosto especialmente de Call of Duty 😉 podes ver a explicação nos comentários em baixo. cumprimentos

30 11 2012
felipe

mano call of duty inovou a franquia de fps e sem duvida ele vai estar mais ,uns 10 anos ai na frente de quanquer fps que tenha ou possa vir no mercado atualmente.

30 11 2012
El_Grande_Pato

Concordo contigo. Com o primeiro Modern Warfare, Call of Duty esteve sempre um passo à frente no que toca a FPS’s militares e o online tem grande qualidade. Isso é indiscutível. Não obstante, isso não significa que toda a gente tenha de gostar do género Call of Duty. Gosto mais de Half-Life 2 ou Bioshock porque fazem mais o meu género. Cumprimentos

6 12 2012
Marcos

E assassins creed ta pode

6 12 2012
El_Grande_Pato

Já expliquei a situação de Assassin’s Creed III. Ainda não tinha sido anunciado e não tenho em conta jogos com base em especulação. Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: