Primeiro trailer para Lightning Returns: Final Fantasy XIII

Lightning Returns - Final Fantasy XIII

Depois de Final Fantasy XIII e Final Fantasy XIII-2, Lightning, a protagonista deste Final Fantasy “numerado” está de volta em Lightning Returns: Final Fantasy XIII, o jogo que pretende concluir a história deste universo.

A Square-Enix acaba de lançar o primeiro trailer do jogo quase inteiramente composto por cenas in-game, incluindo combates que, mesmo não destoando do estilo dos jogos anteriores, permitem antever algumas mudanças, algumas delas já indiciadas pelos produtores.

De acordo com a Square-Enix, Lightning Returns: Final Fantasy XIII terá algumas novidades no que à fórmula da franchise diz respeito. Lightning continuará a ter a barra ATB (Active Time Battle) mas, desta vez, poderá navegar à vontade pelo terreno de batalha e irá usar habilidades mais rapidamente com atalhos em botões específicos.

No jogo, Lightning tem apenas treze dias para livrar o mundo da destruição causada pelo renascimento do deus Bhunivelze, um fenómeno despoletado pelos acontecimentos de Final Fantasy XIII-2. Desta forma, o jogador terá de gerir bem o tempo sendo que determinadas atitudes podem ajudar fazer o tempo a voltar para trás (uma mecânica a fazer lembrar The Legend of Zelda: Majora’s Mask). A Square-Enix já referiu que será pouco provável que se consigam ver todas as cutscenes num único playthrough, sendo então recomendável que o jogador complete o modo principal várias vezes.

De acordo com o trailer Lightning Returns: Final Fantasy XIII irá ser lançado já no próximo ano de 2013 e terá como plataformas a Playstation 3 e Xbox 360.

Fiquem então com o dito trailer:

Opinião:

Honestamente tenho a dizer que ainda não joguei a Final Fantasy XIII-2. Indo um pouco mais longe, nem gostei assim tanto do Final Fantasy XIII original. A história não é das melhores da franchise mas o que menos gostei foi mesmo o sistema combate. A ideia de mudar de classe em pleno combate é boa e tem uma grande profundidade a nível de estratégia pois exige que o jogador pense rápido e bem. O problema é que, na minha opinião, foi um conceito mal executado. O combate era praticamente automático e isso retirava grande parte do desafio e até alguma emoção.

Porém, pelo que pude experimentar da demo da sua sequela, parece que a Square-Enix resolveu grande parte dos problemas e até implementou algumas ideias que acabaram por ser bastante boas (captura de monstros à la Pokémon, por exemplo).

Posto isto, quero que fique bem patente que a minha opinião a esta trilogia ainda não é consensual visto que só pude experimentar um dos dois jogos lançados até agora. Mas, para ser sincero, o regresso de Lightining parece-me bastante bem. A ideia de ter uma hub town (como disse, a fazer lembrar Majora’s Mask, nomeadamente Termina) pode ser muito bem aproveitada e agrada-me a ideia de ter de fazer missões secundárias se quiser ver mais do jogo. Seria sempre assim mas, desta vez, o cumprimento de missões secundárias está directamente relacionado com o tempo que falta até vermos o final (poderão existir vários finais até). O sistema de combate descrito pela Square-Enix faz-me também lembrar o que podemos encontrar em Valkyrie Profile: Silmeria e, dado que funcionava bastante bem neste jogo, não vejo porque não há-de resultar em Lightning Returns: Final Fantasy XIII.

Concluindo, estou interessado neste final da trilogia e, até lá, é provável que dê uma hipótese a Final Fantasy XIII-2. Contudo, ainda há uma coisa que me desagrada com este jogo. Parece que a produção vai bastante avançada e, se é assim, porque carga d’água é que a Square-Enix ainda não revelou novas informações acerca de Final Fantasy Versus XIII?! Pelos vistos em relação a este jogo ainda teremos de esperar bastante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: