Yaiba é um spin-off de Ninja Gaiden

Keiji Inafune, ex-produtor da Capcom e criador de franchises como Mega Man, Onimusha e Dead Rising parece não querer abrandar o ritmo de trabalho. Para além de estar a trabalhar em Soul Sacrifice, um RPG de acção exclusivo da Playstation Vita, Inafune encontra-se também a trabalhar em Yaiba, um jogo de acção já anteriormente anunciado.

O primeiro teaser de Yaiba pouco dava a conhecer do jogo permitindo apenas ter uns vagos vislumbres de gameplay. Agora, com o Tokyo Game Show a decorrer, foram revelados mais alguns pormenores assim como um novo teaser que, apesar de praticamente igual, já revela elementos da estória.

Uma das novidades mais importantes acerca de Yaiba é o facto de não ser um novo IP (intelectual property). O nome completo do jogo é Yaiba: Ninja Gaiden Z, ou seja, trata-se de um spin-off da franchise da Team Ninja que já havia referido estar a trabalhar num jogo ainda por revelar. Depois das críticas devastadoras a Ninja Gaiden 3, a Team Ninja optou por refrescar a franchise entregando-a a Keiji Inafune e à produtora Spark Unlimited, que se encontra também a trabalhar em Lost Planet 3.

O jogo conta a história de Yaiba, um guerreiro que após uma luta se vê com parte do corpo cortada para, logo a seguir, ser reconstruído e se tornar um cyborg. Os pormenores da estória são ainda desconhecidos mas, a julgar pelas imagens, durante o jogo Yaiba irá retalhar hordas e hordas de zombies e terá ainda de defrontar uma personagem bem conhecida dos fãs de Ninja Gaiden. Falo de Ryu Hayabusa, o herói da série Ninja Gaiden. Devido à falta de detalhes não são conhecidas as motivações de Yaiba a mas, a julgar pelo teaser, tudo leva a crer que Ryu será o principal inimigo do protagonista.

Ainda não foram confirmadas plataformas nem uma data de lançamento para Yaiba: Ninja Gaiden Z portanto, enquanto esperamos por mais detalhes, fiquem com o novo teaser do jogo:

Opinião:

Keiji Inafune a fazer um jogo de zombies? Não é propriamente uma novidade mas só o facto de ser “O” Keiji Inafune é suficiente para prestar mais atenção a este jogo e sobretudo agora que se revelou ser um spin-off de Ninja Gaiden.

Contudo acho que a Team Ninja corre um risco em colocar o Keiji Inafune à frente do jogo. Este Yaiba pode revelar-se uma personagem mais interessante que Ryu e talvez acabe por o superar em termos de popularidade. Para ser honesto nunca vi o porquê de o Ryu ter tantos fãs. Todos temos direito à nossa opinião claro mas sempre achei o protagonista de Ninja Gaiden um pouco “sem sal”. Pode ser um ninja muito badass e ser o herói de uma das maiores franchises do género mas enquanto personagem fica muito atrás de ícones como Dante ou Kratos.

Para além disso o timing deste jogo é praticamente perfeito para ser bem-sucedido. Ninja Gaiden 3 foi um verdadeiro flop que defraudou completamente as expectativas dos fãs (e estou a ser meiguinho!) e por pouco não estragou a imagem da série. Penso que a Team Ninja tomou uma decisão acertada ao pedir o apoio de Keiji Inafune, um veterano da indústria e, na minha opinião, um dos melhores produtores japoneses que foi estupidamente desperdiçado pela Capcom.

Espero que as valências e experiência de Inafune no género (não se esqueçam de Onimusha) se façam valer em Yaiba: Ninja Gaiden Z e, deste modo, lancem um jogo merecedor do nome Ninja Gaiden.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: